sábado, 4 de setembro de 2010

SHOPHAR - MENSAGEM

CLAUDIO ACCONCI







“O SHOPHAR”



TEMA: “O SOM DO AVIVAMENTO”













Tremembé -SP

2010



SAUDAÇÃO:



Preliminarmente saúdo os irmãos e os cumprimento cordial e honrosamente como convém aos santos. Reiterando que somos arautos do Evangelho, outorgados por Deus e confirmados na Terra perante os homens, portanto em estrita conformidade ao mandamento bíblico devemos nos tratar com honra de príncipes na presença do único Rei de reis. Renovo também a elevada estima e consideração à Noiva do Cordeiro, nosso povo eleito, salvo, lavado e remida pelo sangue de Jesus, com a paz do autor e consumador da paz: Jesus Cristo.

Peço encarecidamente e com toda a humildade a orientação do Espírito Santo para acompanhar-me e dirigir-me nesta explanação, e peço que os irmãos também o façam, pois sem a Sua Onipresença não lograremos êxito.

Amados há vários e lindíssimos intrumentos para realizarmos a adoração na Igreja através da música, porém este em especial é o único que o próprio Deus ordenou seu povo fazer, a trombeta ou buzina ou shophar mas com certeza o significado é muito mais profundo balizado em argumentos bíblicos com solidez e base teológica. O INSTRUMENTO que tem sido “ressuscitado” entre os adoradores do Cordeiro de Deus nos tempos hodiernos é um simples chifre de carneiro, que tem sido quase que um símbolo do presente mover do Espírito Santo, assim como também era no passado. Creio que a conscientização e compreensão escriturística e espiritual do "SHOPHAR" vai conduzir a Igreja a usá-lo com discernimento e sabedoria.

Nós adoradores tocamos com máxima reverência para trazer a memória do povo ao arrependimento, à adoração, como ato profético nas marchas de conquista, e na celebração ao nosso Senhor, do ponto mais profundo de nosso íntimo. Ao orar, louvar, interceder com gemidos inexprimíveis em línguas estranhas nos montes, nas madrugadas de vigílias, no pé do nosso leito conjugal, em rogos e jejuns, e ao tocar esse instrumento liberamos um choro primitivo, uma prece sem palavras, um grito surdo inaudível que só e somente pode ser ouvido pelos espirituais. Tenham ouvidos atentos ao som do shophar, pois ele tem uma mensagem para você.

O seu som é inteligível: ouça, entenda e responda positivamente ao Senhor, Ele o convoca (I Co 14:8).

A palavra shophar ocorre cerca de 70 vezes na Bíblia e pela primeira vez em Êxodo 19:16: "Ao terceiro dia, ao amanhecer, houve trovões, relâmpagos, e uma nuvem espessa sobre o monte; e ouviu-se um sonido de buzina mui forte, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu". A palavra sonido em hebraico é qol, que significa voz. A palavra buzina ou trombeta é shophar. Está escrito em Êxodo 19:19: "E crescendo o sonido (qol) da buzina (shophar) cada vez mais, Moisés falava, e Deus lhe respondia por uma voz (qol)". Em Êxodo 20:18 : "Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina e o monte a fumegar, e o povo vendo isto, estremeceu e pôs-se de longe". O texto implica na sua interpretação e exegese que o shophar "fala" ou no seu melhor entendimento que ele representa a "voz" de alguém, logicamente nós cristãos cremos que o shophar representa por analogia o som da voz de Deus. Conforme se depreende da leitura bíblia, onde o isntrumento é tocado e a voz de Deus é ouvida. Nesta atmosfera extraordinária há manifestações especiais, Moisés recebe os mandamentos, as diversas leis hebraicas e a planta do Tabernáculo. Neste contexto estritamente espiritual e de fé o som do shophar trouxe à existência a Palavra de Deus.

No Novo Testamento para o Apóstolo Paulo, várias são as trombetas que soarão convocando os crentes para as mais diversas tarefas. Ao soar da última trombeta acontecerá a ressurreição dos mortos e o arrebatamento da igreja que encontrar-se-ão com Cristo: "Dizemo-nos, pois, isto pela palavra do Senhor, que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos aos que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com um alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro, depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar com o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor" (I Ts 4:15-17).



Irmãos esse é o nosso intuito apresentar a vocês o instrumento lembrando que a nossa Igreja tem o tradicionalismo bíblico, e devemos trazer o que é realmente bom e suave aos olhos do Senhor, no meu entender particular penso que é um tempo de ouvirmos sons de isntrumentos eletrônicos, guitarras, teclados, baterias com o dinamismo dos templos computadorizada, com datashow e laptops, e isso é absolutamente lícito: respeito tudo isso; mas também é tempo de ouvirmos nossa tradição de hinos da harpa com isntruemntos de fole, cordas e sopro: acordeons, flautas, harpas, gaitas, órgãos, pianos, violinos nos mais belos corais eruditos nas vozes dos castrati e também os pífaros; com os irmãos quebrantados na igreja chorando de joelhos em intercessão aos sons de línguas estranhas, dançando no fogo, profetizando. A modernidade nunca deve deixar nem sobrepor-se a tradição bíblica. E é isso que venho aqui resgatar: a tradição bíblica.



PASTOR CLAUDIO ACCONCI

prclaudio-acconci@bol.com.br

BLOG: pastoracconci.blogspot.com

Um comentário:

  1. Irmão pastor Claudio, a Paz!
    É um excelente resgate, pois estaremos preparando adoradores, que terão habilidades especiais (istrumentais), para louvarem ao Senhor em qualquer tempo, imagine se faltar luz em um retiro?

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir